ECOLÓGICA PROJETOS E PAISAGISMO Estrela

Serviços

Jardim dos Sentidos

Jardim dos Sentidos

Jardim dos Sentidos

Jardim dos Sentidos

O jardim dos sentidos tem como objetivo a percepção e valorização do mundo, através dos cinco sentidos humanos, os quais, elementos da natureza, compõem de forma harmônica, cada espaço deste. Sejam eles por elementos, tais como: plantas, madeira, pedras e água, estimulando não somente pelo olhar (sentido da visão) com variedades de elementos, além de formas e cores, mas com outros sentidos: na audição com o som de pássaros, sinos de vento e fonte de água;, no cheiro (olfato) de aroma de flores e plantas ou temperos aromáticos e no paladar (gustação) sentindo o gosto de plantas ou temperos comestíveis. O toque nas plantas (tato), sentindo diversas texturas de plantas ou até mesmo nas pedras e painéis coloridos.

 

Este jardim nos remete ao contato com a natureza, nos propiciando, momentos de meditação e reflexão, sua composição com as variedades de elementos citados, dentre eles; plantas aromáticas, com folhas de diversas texturas, flores coloridas e fonte de água que estimulam os sentidos de adultos e crianças.
No jardim dos sentidos os visitantes podem tocar nas plantas sentido seu aroma e textura, sendo assim a percepção das plantas que são utilizadas no cotidiano.

 

E esse espaço além de ser lindo, é adaptado para atender deficientes  visuais, auditivos, cadeirantes entre outras pessoas, o que irá permitir as pessoas estarem mais próximas da natureza. No dia-a-dia temos a impressão de perceber tudo através dos olhos, como se os outros sentidos estivessem adormecidos. Na verdade, as relações do homem com seu mundo dependem de uma série de informação que instigam a mover-se para investigar, para buscar ou para defender-se, de maneira precisa e adequada, evitando lesar ou ser lesado. A função desse jardim sensorial é a de retomar esses sentidos, avivar a percepção adormecida, torná-la real novamente.

 

Ajuda na:

 - VISÃO (olhar) - Diferentes qualidades de plantas (, com ou sem flores), elementos variados, tais como, pedras, fonte, madeira e painéis, promove estimulo, através de tamanhos, formas e cores diferentes.

- TATO(toque) - Estimulando no contato direto com as plantas, sentindo sua textura.

- OLFATO (cheiro)- O olfato será estimulado por um conjunto de diferentes estímulos dados por ervas aromáticas, entre os chás, os temperos e os perfumes.

- GUSTAÇÃO (paladar) - Tão importante na formação do paladar junto com a olfação, a associação será feira através do gosto de algumas ervas do jardim.

- AUDIÇÃO (escutar) - O ambiente em movimento, pelo som de pássaros, cachoeira ou fonte de água e sinos de vento, dão um realce ao local em diferentes sintonias.

11 1

4 3

Orçamento

clickweb agência digital